12/02/2025

Para casos onde não há Citotécnicos e Citologistas, e as lâminas de citologia cervicovaginal são analisadas somente pelos Patologistas, devemos aplicar/desenvolver os itens 90.011 – Carga de trabalho do citotécnico e 100.005 – Concordância?

  1. Em situações nas quais não há disponibilidade de Citotécnicos e Citologistas, sendo as lâminas de citologia cervicovaginal analisadas exclusivamente por Patologistas, é necessário aplicar e desenvolver os critérios estabelecidos no item 90.011 – Carga de trabalho do citotécnico. É imperativo que a carga de trabalho seja mensurada tanto para Citotécnicos quanto para Patologistas, levando-se em consideração que ambos os profissionais estão sujeitos às mesmas problemáticas decorrentes de atividades laborais repetitivas e monótonas, especificamente no âmbito da citologia cervicovaginal, não obstante as diferenças em seus níveis técnicos de atuação.
  2. No que concerne à concordância entre profissionais – RRA. 100.005: a consonância entre os pareceres dos profissionais é de suma importância para assegurar a precisão diagnóstica, inclusive no campo da citologia cervicovaginal. Na ausência de Citotécnicos e/ou Citopatologistas, os casos encaminhados para uma segunda opinião entre patologistas, sejam estes motivados por dúvidas diagnósticas ou pela necessidade de consenso em diagnósticos de neoplasia, devem ser devidamente registrados, assim como a concordância ou discordância entre os pareceres emitidos. A análise deste indicador deve ser mensal. Mesmo em circunstâncias em que haja apenas um Patologista no local, existem mecanismos para realizar verificações, ainda que periodicamente, com colegas de serviços parceiros ou, quando disponível, por meio de telepatologia ou patologia digital.

Referências:

  1. Heher YK, Chen Y, VanderLaan PA. Measuring and assuring quality performance in cytology: A toolkit. Cancer Cytopathol. 2017 Jun;125(S6):502-507. doi: 10.1002/cncy.21831. PMID: 28609007.

Compartilhe:

Os comentários estão desativados.

Site criado por Criativito