12/02/2025

Dificuldade de encontrar laboratórios que façam os exames (RPA-G 80.000 – QUALIDADE DA ÁGUA)

A instituição deve possuir procedimento documentado em consonância com a legislação vigente, sobre o grau de pureza da água utilizada em suas análises, por tipo de exame e suas diferentes etapas.

No procedimento deve conter, no mínimo:

  • a) Forma de obtenção;
  • b) Grau de pureza por tipo de exame;
  • c) Controle da qualidade realizado;
  • d) Periodicidade de suas análises;
  • e) Ações corretivas e de melhorias.

Seguem parâmetros de análise abaixo:

ESPECIFICAÇÕES

  1. TESTE: Conteúdo Bacteriano (UFC/mL)
  2. TESTE: pH – Diário
  3. TESTE: Resistividade (Megohms -cm à 25oC)
  4. TESTE: Silicato (mg/L)
  5. TESTE: Cloro (+ ou -)
  6. TESTE: Dureza.

Evidência: Procedimento documentado de acordo com a legislação vigente.

Análise dos testes realizados de acordo com o tipo de exame.
Registro das análises e ações corretivas e de melhorias.

Estes são testes mínimos que são feitos de acordo com o tipo de água usada nos testes do laboratório. Para histopatologia pode ser usada água tipo II, para imuno-histoquímica e patologia molecular deve ser usada a água mais pura. Os parâmetros vão depender da norma usada pelo laboratório que analisar as condições da água, ou seja, se a interpretação e o laudo forem baseados na ISO 3696:1987(Rev 2018) ou na ASTM International D1193-06(2018).

A ANVISA dispõe os requisitos de Boas Práticas para funcionamento de serviços de saúde – RDC nº 63, de 25 de Novembro de 2011 – higienizar reservatórios de água a cada seis meses, manter registro da limpeza periódica dos reservatórios de água e garantir a qualidade da água necessária ao funcionamento de suas unidades, pois com o tempo pode ocorrer a deposição de partículas e incrustações nas superfícies internas dos reservatórios, se não removidas consequentemente, contribui para a propagação de microrganismos potencialmente patogênico, perdendo toda qualidade. Durante execução de trabalho e toda rotina laboratorial, recomenda-se pesquisar, investigar métodos, orçar valores e estimar a quantidade de água usufruída, assim
implanta-se processos úteis e válidos que vão sustentar e oferecer boas condições para o laboratório e equipamentos, dispostos em auxiliar em demandas desempenhadas, abolindo totalmente intromissões e conservando a qualidade de padrões e resultados (MICROAMBIENTAL, 2021).

Compartilhe:

Os comentários estão desativados.

Site criado por Criativito