Processo de avaliação externa e auto-avaliação por pares usado por organizações, de saúde ou sociais, para avaliar acuradamente o nível de desempenho em relação a critérios, ou padrões, estabelecidos e para implementar formas de melhorar continuamente o sistema de cuidados sociais ou de saúde (ISQUA, 2015).
Ação tomada que corrija uma falha, um evento, uma ocorrência ou uma falta de cumprimento de algum requisito (não-conformidade). Pode ser desde o conserto de um equipamento à criação de políticas ou reformulação de processos.
Ação tomada para que algum evento desfavorável seja prevenido. Pode seguir uma ação corretiva.
Processo pelo qual as características e necessidades de pacientes, grupos, populações, comunidades, organizações e situações são determinadas, de forma que possam ser abordadas. A avaliação forma a base para um plano de serviços ou ações (ISQUA, 2015).
Profissional independente que avalia e identifica as não conformidades com os requisitos pré-estabelecidos e conhecidos de um determinado programa, plano ou ação, através de evidências que mostrem o seu cumprimento por parte dos auditados. Faz recomendações, bem como aborda as possíveis falhas. Sinônimos: avaliador, inspetor.
Conjunto de indivíduos incumbidos de executar determinada tarefa especial, realizar um estudo, examinar e opinar sobre um negócio, resolver problemas, entre outros.
Conjunto de indivíduos incumbidos especificamente para cuidar de assuntos relacionados ao Programa de Acreditação e Controle da Qualidade – PACQSBP.
Quando a instituição cumpre o(s) requisito(s) solicitado(s) pelo auditor e há evidências, registradas e documentadas, que comprovem esse cumprimento.
Quando a instituição não cumpre o(s) requisito(s) solicitado(s) pelo auditor, ou cumpre, porém não há evidências, registradas e documentadas, que comprovem esse cumprimento.
Acontecimento relacionado a exames ou pacientes; acontecimento desfavorável, que cause dano, relacionado a exames ou pacientes; acontecimento que poderá resultar em potencial dano relacionado à exames ou pacientes, respectivamente.
No contexto do PACQ, será considerado in loco o sítio (instituição ou serviço) onde está sendo realizada uma auditoria, sendo Correção in Loco a ação ou as ações tomada(s), durante a vigência da referida auditoria, para corrigir uma não-conformidade. Esta correção deve ser apontada pelo auditor ao lado da não-conformidade corrigida.
Exemplo: foram encontrados frascos com data vencimento ultrapassada no laboratório de histologia. A correção in loco é a de rotular de forma clara a data de vencimento e segregar os frascos vencidos em local apropriado, durante, ainda, o período de auditoria, e apontando a correção e o registro escrito da nova política (em forma de Procedimento Operacional Padrão – POP ou outro documento) para que o auditor assinale o cumprimento deste requisito.
Documento que contém as normas e instruções relativas ao Programa de Acreditação e Controle da Qualidade da SBP – PACQ-SBP – que serve como base para o funcionamento deste programa e para avaliações das instituições participantes.
Documento que contém as normas e instruções de atuação, comportamento, conduta e ética e serve de base para a realização de auditorias externas do PACQ-SBP e auditorias internas para a instituição participante.
Qualquer acontecimento que envolva a instituição, podendo ser de natureza física (instalações), de recursos humanos (ex.: acidente de trabalho) ou documental.
Qualquer situação que traga um aprendizado e resulte em uma ação corretiva ou preventiva, num novo processo ou procedimento ou, ainda, em uma nova política.
Procedimento operacional padrão – documento contendo instruções escritas de procedimentos, processos ou políticas, como executá-lo de forma que o resultado esperado seja sempre o mesmo.
Corpo de requisitos, critérios ou itens, de controle e garantia da qualidade, específicos para o PACQ, destinados a orientar as instituições a adequar-se para que possam ser submetidas às auditorias e ser acreditadas, se verificado o seu cumprimento através de evidências registradas.
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