A equipe de auditores, munida da documentação da Instituição em Processo de Acreditação (IPA), bem como do rol de requisitos (RRA) irá inspecionar, ou auditar, a instituição de acordo com os critérios estabelecidos. Antes de iniciar a auditoria, o diretor técnico da IPA e a equipe de auditoria assinarão um Termo de Confidencialidade proibindo divulgação, por qualquer meio (oral, telefônico, impresso ou por imagens), a qualquer tempo, de informações da instituição, ou do processo de auditoria, de suas impressões pessoais ou qualquer informação gerada e obtida nestas condições. Após finalizada a auditoria, o auditor-líder fará um relatório, assinado por ele (auditor) e pelo Diretor da IPA, sobre suas impressões e recomendações, bem como listará os requisitos não cumpridos. Uma cópia deste relatório ficará com a instituição auditada e outra irá para a COA, via correio (Sedex), pago pela IPA, e via digital, se necessário, ambos com confirmação de recebimento.

A instituição tem até 08 meses após a confirmação de participação no programa para adequar-se as normas estabelecidas; a auditoria externa deve ocorrer até 04 meses após o pedido feito pela instituição, caso a instituição não faça o pedido a COA indicará uma data.

O ideal é que os exames sejam estratificados para melhor planejamento da instituição. Quando da auditoria será necessário à apresentação de procedimento que permita visualizar no futuro a estratificação solicitada.

Sim, desde que o responsável técnico seja associado da SBP. Neste caso, o valor integral deve ser pago no aceite da inscrição (Uma vez enviado o formulário e os documentos necessários, a Comissão de Acreditação avalia e, estando tudo em ordem, é feito o aceite da inscrição e enviado o contrato para ser assinado.

Quando este retornar à SBP o boleto bancário será remetido para a instituição a ser acreditada e após o pagamento será dado início ao processo, enviando a documentação pertinente: manual de acreditação e rol de requisitos).

O licenciamento ambiental é o procedimento administrativo realizado pelo órgão ambiental competente, que pode ser federal, estadual ou municipal, para licenciar a instalação, ampliação, modificação e operação de atividades e empreendimentos que utilizam recursos naturais, ou que sejam potencialmente poluidores ou que possam causar degradação ambiental.

O PACQ exige a licença ambiental para os locais onde a mesma é obrigatória. A responsabilidade da informação é da instituição em processo de acreditação (IPA).

Para participar no PACQ os patologistas do laboratório têm que ter proficiência.

Isto pode ser demonstrado da seguinte maneira:

  • Certificado em nome da PJ, contanto que neste venha discriminado os participantes do teste de proficiência (ex: PICQ PJ com os nomes dos patologistas).
  • Certificado de PF (do PICQ ou de qualquer outro teste de proficiência).
  • Se o patologista trabalhar em mais de um laboratório ele pode apresentar o certificado de PF em todos os locais que ele trabalha para atestar a proficiência.
  • Se o patologista participa do PICQ em um laboratório via PJ este certificado não pode ser aceito em outra PJ, visto que são CNPJ distintos.

O valor pago é referente a participação anual no programa que contempla o custo da  auditoria. Quando for solicitada a auditoria, o laboratório arcará com as despesas de locomoção e hospedagem dos auditores quando aplicável (os honorários dos auditores já estão cobertos pela anuidade).

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