Glossário

Acreditação

Processo de avaliação externa e auto-avaliação por pares usado por organizações, de saúde ou sociais, para avaliar acuradamente o nível de desempenho em relação a critérios, ou padrões, estabelecidos e para implementar formas de melhorar continuamente o sistema de cuidados sociais ou de saúde (ISQUA, 2015).

Ação Corretiva

Ação tomada que corrija uma falha, um evento, uma ocorrência ou uma falta de cumprimento de algum requisito (não-conformidade). Pode ser desde o conserto de um equipamento à criação de políticas ou reformulação de processos.

Ação Preventiva

Ação tomada para que algum evento desfavorável seja prevenido. Pode seguir uma ação corretiva.

Auditoria ou Avaliação

Processo pelo qual as características e necessidades de pacientes, grupos, populações, comunidades, organizações e situações são determinadas, de forma que possam ser abordadas. A avaliação forma a base para um plano de serviços ou ações (ISQUA, 2015).

Auditor

Profissional independente que avalia e identifica as não conformidades com os requisitos pré-estabelecidos e conhecidos de um determinado programa, plano ou ação, através de evidências que mostrem o seu cumprimento por parte dos auditados. Faz recomendações, bem como aborda as possíveis falhas. Sinônimos: avaliador, inspetor.

Comissão

Conjunto de indivíduos incumbidos de executar determinada tarefa especial, realizar um estudo, examinar e opinar sobre um negócio, resolver problemas, entre outros.

Comissão de Acreditação – COA

Conjunto de indivíduos incumbidos especificamente para cuidar de assuntos relacionados ao Programa de Acreditação e Controle da Qualidade – PACQSBP.

Conformidade

Quando a instituição cumpre o(s) requisito(s) solicitado(s) pelo auditor e há evidências, registradas e documentadas, que comprovem esse cumprimento.

Não-conformidade

Quando a instituição não cumpre o(s) requisito(s) solicitado(s) pelo auditor, ou cumpre, porém não há evidências, registradas e documentadas, que comprovem esse cumprimento.

Evento, Evento Adverso, Evento Sentinela

Acontecimento relacionado a exames ou pacientes; acontecimento desfavorável, que cause dano, relacionado a exames ou pacientes; acontecimento que poderá resultar em potencial dano relacionado à exames ou pacientes, respectivamente.

In Loco

No contexto do PACQ, será considerado in loco o sítio (instituição ou serviço) onde está sendo realizada uma auditoria, sendo Correção in Loco a ação ou as ações tomada(s), durante a vigência da referida auditoria, para corrigir uma não-conformidade. Esta correção deve ser apontada pelo auditor ao lado da não-conformidade corrigida.

Exemplo: foram encontrados frascos com data vencimento ultrapassada no laboratório de histologia. A correção in loco é a de rotular de forma clara a data de vencimento e segregar os frascos vencidos em local apropriado, durante, ainda, o período de auditoria, e apontando a correção e o registro escrito da nova política (em forma de Procedimento Operacional Padrão – POP ou outro documento) para que o auditor assinale o cumprimento deste requisito.

Manual de Acreditação PACQ (MAC)

Documento que contém as normas e instruções relativas ao Programa de Acreditação e Controle da Qualidade da SBP – PACQ-SBP – que serve como base para o funcionamento deste programa e para avaliações das instituições participantes.

Manual do Auditor (MAD)

Documento que contém as normas e instruções de atuação, comportamento, conduta e ética e serve de base para a realização de auditorias externas do PACQ-SBP e auditorias internas para a instituição participante.

Ocorrência

Qualquer acontecimento que envolva a instituição, podendo ser de natureza física (instalações), de recursos humanos (ex.: acidente de trabalho) ou documental.

Oportunidade de melhoria

Qualquer situação que traga um aprendizado e resulte em uma ação corretiva ou preventiva, num novo processo ou procedimento ou, ainda, em uma nova política.

POP

Procedimento operacional padrão – documento contendo instruções escritas de procedimentos, processos ou políticas, como executá-lo de forma que o resultado esperado seja sempre o mesmo.

Rol de Requisitos para Acreditação (RRA)

Corpo de requisitos, critérios ou itens, de controle e garantia da qualidade, específicos para o PACQ, destinados a orientar as instituições a adequar-se para que possam ser submetidas às auditorias e ser acreditadas, se verificado o seu cumprimento através de evidências registradas.

Site criado por Criativito